terça-feira, 20 de outubro de 2009

Afetividade!

Afetividade pode ser considerada a capacidade de se relacionar com outros seres. Ela é uma das cinco áreas do ser: inteligência, vontade, memória, imaginação e afetividade.
A inteligência e a vontade são as áreas 'nobres' do ser, por está apenas ligada a nossa disponibilidade a uma determinada situação.
Segundo Santa Teresa, a nossa imaginação é o'fantasma' da casa, no momento da oração pessoal, ela nos tira a atenção. A Afetividade é a capacidade de amar e ser amado(a).
A co-dependência afetiva é uma dependência de algo ou alguém para qualquer situação. Vontade livre e a vontade de Deus andam juntas para o caminho do Senhor, uma não vive sem a outra.
A carência afetiva é algo muito comum em qualquer idade. Por isso devemos ter discernimento, pois muitos cobram do outro o que só Deus pode dar.
Precisamos abraçar o evangelho com radicalidade! Vamos seguir o exemplo de Santa Teresinha, que disse: "Não quero ser santa pela metade, escolho tudo." Então, que tenhamos a radicalidade em Deus, que ela também escolheu para sua caminhada!
Então vem a importância da amizade para uma caminhada. São João Crisóstomo, disse: "A única coisa que leva a verdadeira amizade é a contemplação". Essa frase nos mostra que devemos ter medo de partilhar das franquezas, pois esta é a maior riqueza, uma vez que, o outro ver que não está só.
A amizade utilitária, tem em vista sempre, o interesse. Quando se utiliza do outro por que ele é útil para algo.
A amizade verdadeira, nos trás a benevolência, a reciprocidade, havendo a escolha. A amizade é um dom de Deus! Ela exige convivência, sem grude!

Nenhum comentário: